Seu carro precisa de cambagem?
Quando contratamos alinhamento e balanceamento das rodas do veículo, muitas vezes nos oferecem o serviço de cambagem. Você sabe o que é e para que serve? Será que a cambagem é mesmo necessária? Ernesto Lucena Rodrigues, mecânico de suspensão da Mecânica Beto, em Curitiba (PR), explica que ela é o alinhamento da inclinação da coluna de suspensão do automóvel – a inclinação das rodas, para simplificar.
“Esse é um serviço oferecido apenas por oficinas. Por exemplo, as concessionárias não realizam a cambagem – optam por trocar as peças: torre, manga de eixo e bandeja”, explica o mecânico.
Como a troca de toda a estrutura é um serviço mais caro, as oficinas desenvolveram um aparelho que ajusta essa inclinação. “Porém existe um limite de quando podemos fazer essa correção. Se o ajuste passar de dois graus, não é recomendado e preferimos renovar as peças”, alerta. A alteração no ângulo de inclinação ocorre quando o carro passa por muitos buracos, que alteram a estrutura do automóvel.
Real necessidade
Rodrigues reforça a importância de o motorista conhecer seu próprio carro para saber quando é a hora de realizar a manutenção já que a inclinação normal varia de acordo com o automóvel. “O proprietário do veículo pode verificar as medidas padrão no manual do carro, que especifica detalhes daquele modelo em questão”, ensina o mecânico.
“E como a geometria é computadorizada, o condutor pode comparar os dados do relatório da geometria com o que é padrão de seu automóvel e verificar se o serviço é necessário”, revela. A dica vale também para outros serviços oferecidos pelas oficinas mecânicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário