domingo, 18 de março de 2012

Escolhendo um Pneu


Como escolher o pneu ideal

Nada melhor do que dirigir com segurança. E na hora de revisar o seu carro, o pneu é um dos acessórios que não podem ser deixados de lado. Mas, como escolher o pneu ideal? Essa é a pergunta que muitos condutores fazem no momento da compra.
De acordo com o propriétário da Autoloja Curitiba (PR), loja especializada na venda de pneus, Luiz Claudio Wodiani Siqueira, antes de sugerir qual o pneu ideal, é necessário entender o que o cliente quer. “Alguns clientes procuram pelo pneu original, mas alguns têm o costume de comprar o acessório apenas para mudar o visual do carro”, afirma. Independentemente de sua utilização, são necessários os mesmos cuidados.
Quando o pneu deve ser trocado?
“Se o carro estiver com um tempo maior de uso, com mais de 20 mil Km, é importante levar em uma oficina para verificar o desgaste. Nesse caso, é indicada a troca dos dois pneus, sempre no mesmo eixo”, explica Siqueira. “Cada pneu possui uma marca de utilização que indica o sinal de troca. Quando há um desgaste nessa marca o pneu deve ser trocado”, complementa.
O sinal que indica que deve ser feita a troca é uma saliência de borracha com altura de 1,6 milímetros que é colocada dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que já está no limite de segurança e que é hora de trocá-lo.
Como escolher o pneu ideal
Seguindo a ideia do que o cliente procura, é importante saber qual é a medida certa do pneu de acordo com o fabricante e como o carro é utilizado. Se é conduzido em estradas de terra ou asfalto e se precisará de um acessório mais específico. Informações como a carga e a velocidade utilizadas também são necessárias. 
Tamanho e característica do pneu
O tipo do pneu, largura, altura, aro e diâmetro devem ser recomendados de acordo com o manual do fabricante. Na lateral do pneu é possível encontrar um código de acordo com as suas características. Fique atento a essa descrição.
P195/60R16 63H M+S
• P - tipo de pneu;
• 195 - largura da banda de rodagem do pneu em milímetros;
• 60 - relação entre largura e altura da lateral comparada à altura;
• R - construção radial;
• 16 - diâmetro do aro em polegadas;
• 63 - taxa de carga do pneu;
• H - classificação de velocidade do pneu;
• M+S - pneu adequado a todas as estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário