sábado, 17 de março de 2012

Banho no seu companheiro canino + Felino ! # Versão Novato


Como dar banho em Cachorro

 - Manter seu cãozinho sempre limpo e bem cuidado é muito importante para a saúde dele e, acima de tudo, um gesto de carinho. Além disso, livra-o de pulgas e carrapatos protegendo também a saúde de seus donos.
Mas, se você está sem dinheiro para levar seu cachorro até uma clínica de pets para dar um banho, faça você mesmo. Dar banho em cachorro em casa é uma tarefa simples, porém alguns cuidados são necessários para que tudo ocorra bem.
Primeiro, é importante ficar atento à temperatura da água que você vai utilizar: se estiver calor no dia use água fria e se estiver frio utilize água morna. Nunca utilize água quente, pois além de poder trazer gripes, resfriados ou queimaduras ao cãozinho, ainda deixa o pêlo ressecado.
Outra dica é utilizar xampu específico para cachorro e de preferência que seja anti-pulgas. Mas se não tiver use xampu neutro ou para bebês.
Antes de iniciar o banho separe os materiais que vai precisar. São eles: xampu, toalha macia, balde ou banheira com a temperatura adequada e a coleira do cãozinho.
Comece molhando o pêlo por completo e depois passe o xampu esfregando bem os pêlos até fazer espuma. Tenha cuidado com olhos, orelhas e não deixe o animal ingerir esse líquido. Veja também o tempo indicado pelo xampu para que o mesmo faça efeito no pêlo.
Em seguida, enxágüe o cachorro retirando toda a espuma. Pegue a toalha e enxugue com atenção cada parte do corpo. Depois é só esperar o pêlo secar naturalmente.





Como dar banho em gato

 - Todo mundo sabe que gato odeia tomar banho  e que mesmo assim eles conseguem se manter limpos com o famoso “banho de gato”. Mas periodicamente é inevitável fugir dessa missão, principalmente para evitar pulgas e para manter a higiene da casa, já que os gatos costumam conviver mais nos ambientes do lar que os cachorros.
E se você resolveu dar um banho no seu gato em casa mesmo, separamos algumas dicas para te auxiliar nessa tarefa.
Primeiro, separe todos os materiais necessários. Você vai precisar de: xampu específico para pet (de preferência anti-pulgas), uma toalha grande e macia, pente e um chuveirinho (caso seu chuveiro não tenha, use um recipiente para molhar seu gatinho).
Se o gato tiver pêlos longos é recomendável pentear antes de molhá-lo. E se puder, também pode passar uma pomada oftálmica neutra indicada por veterinário para evitar que caia espuma nos olhos do bichinho.
Saiba que o gato vai relutar um pouco a aceitar e você deve estar vestido e preparado para se molhar também.
Para dar banho no chuveiro, ligue-o em temperatura agradável, traga o gatinho, segure-o com firmeza e utilize o chuveirinho para molhá-lo por completo. Depois passe o xampu, faça espuma e enxágüe bem em seguida. Fique atento porque alguns xampus pedem para que o produto fique de 5 a 15 minutos na pêlo do animal para fazer o efeito desejado.
Para enxugar, esprema o pêlo para retirar o excesso de água e depois enrole-o em uma toalha macia e seque com cuidado cada parte do corpo. Se ele permitir, utilize um secador, caso contrário apenas deixe-o em um lugar da casa adequado e fique por perto até que ele seque completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário