sábado, 24 de março de 2012

Homens x médicos.... Saúde


As estatísticas do Ministério da Saúde não deixam dúvidas de que nossos avôs, pais, tios, irmãos, filhos e amigos do sexo masculino deveriam se cuidar mais. De acordo com o órgão, a cada três mortes de adultos no Brasil, duas são de homens. Oito das 10 primeiras causas de óbito estão relacionadas à saúde.
A expectativa de vida masculina é, em média, sete anos menor do que a feminina. Os homens também são as maiores vítimas de doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol alto e hipertensão. Como se não bastasse, ainda fumam mais, são mais estressados e adotam hábitos de vida menos saudáveis do que as mulheres. Ou seja, homem também precisa fazer acompanhamento médico, com check up preventivo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, foram feitas no país 2,5 milhões de consultas ao urologista em 2011, contra 17 milhões de consultas ginecológicas. Para o presidente da entidade, José Carlos Almeida, o homem não faz um acompanhamento de seu estado de saúde por ter medo dos exames – especialmente o do toque retal, para detectar o câncer de próstata – e de receber um diagnóstico negativo. Há também a questão cultural de que pessoas do sexo masculino não deveriam sentir dor.
No entanto, é importante que todos façam exames preventivos anualmente, especialmente a partir dos 35 anos. Só assim, as evoluções da ciência e da medicina poderão trabalhar a seu favor.
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário