terça-feira, 27 de março de 2012

Dirigindo na chuva


O número de acidentes nas vias urbanas e nas estradas aumenta muito com a chuva. Dirigir sob chuva requer alguns cuidados especiais. O primeiro deles é reduzir a velocidade.
Pneus
Fique atento aos pneus: quanto mais carecas, menos atrito existe entre a pista e o veículo. A água sempre diminui a aderência dos pneus com o asfalto. Além disso, a mistura da água com óleo, borracha e poeira impregnados na pista deixa o pavimento escorregadio, propenso a derrapagens.
Atenção redobrada
Você precisa ter muita atenção ao volante. Não pise bruscamente no freio, porque pode desestabilizar o carro. Se a chuva for muito forte, dificultando a visibilidade, evite o acostamento. Pare o carro num local seguro e espere o tempo melhorar.
Pistas alagadas
Em pistas alagadas ou grandes poças, você corre o risco de sofrer o efeito da aquaplanagem, em que os pneus perdem o contato com o solo e o carro desliza sem controle.
Nestes casos, não pise no freio e nem faça movimentos bruscos de direção. Engrene uma marcha reduzida, controle a velocidade com os pés na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo para evitar que a água faça o motor “morrer”. Com a diminuição natural da velocidade, os pneus voltam a tocar a pista e você retoma o controle total do carro.



Fonte: tudosobreseguro

Nenhum comentário:

Postar um comentário