quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Carros Antigos

Cuidado com os carros antigos

Colecionar carros é um hobby caro e que, geralmente, passa de pai para filho. Foi assim com Elisa Asinelli do Nascimento, 46, que hoje é diretora da Federação Brasileira de Veículos Antigos do estado do Paraná. “Isso é como uma herança. E eu estou dando continuidade à coleção do meu pai”, afirma Elisa.

Ela já nasceu em uma família de colecionadores de carro. Por isso, é difícil precisar exatamente quando começou a sua coleção. “Meu primeiro carro eu tive com 17 anos. Foi um Volkswagen type III, 1968, sedan. E isso foi como um vírus que me contaminou e já não me deixa mais” afirma a colecionadora sobre sua paixão.


No total, Elisa tem 17 carros: 12 Mercedes-Benz, um Porsche 914, três Volkswagen e um Dolfini. A coleção de carros exige tempo e cuidado com a manutenção dos veículos. “Sempre tem um ou outro modelo que tem que ir para a oficina mecânica ou que precisa trocar de peças”, completa.

A colecionadora elaborou uma lista dos cinco modelos que ainda pretende ter em sua coleção. São eles: Mercedes 300 SL, Mercedes 190 SL, Mercedes 540 K, Lamborghini Miura e Ferrari 250. Ela gosta muito da marca Mercedes, pois acredita que “é a melhor mecânica em um carro robusto”. No entanto, os modelos italianos, também, estão entre as suas preferências.

Mundo dos homens

A coleção de carros é um mundo de tradição e, também, essencialmente masculino. Para uma mulher as dificuldades são muitas e ainda existe a questão do preconceito: “é difícil, ainda mais para uma mulher, ser diretora da Federação de Veículos Antigos, muitos dos meninos não gostam. E o carro é um objeto que está diretamente ligado à vaidade”, pondera. Mas, Elisa é uma mulher dinâmica e preparada. Conhece bastante sobre coleções de carros e ainda faz a manutenção — mecânica preventiva e a reposição das peças.
Peças

Antigamente, era difícil para os colecionadores adquirir novas peças. Os modelos ficavam obsoletos e não havia peças para a reposição. “Dependíamos de artesãos em mecânica que poderiam refazer uma forma para dar origem a uma nova peça. Era difícil achar quem fizesse esse tipo de serviço, e, ainda por cima, era muito caro” relembra. Com a internet, isso mudou. Hoje, existem as réplicas dos modelos e qualquer peça, por mais difícil que seja, pode ser adquirida sob encomenda.

A colecionadora lembra uma viagem que fez com seu pai de Curitiba, no Paraná, até Uberlândia, em Minas Gerais. “Foram mais de mil quilômetros revirando ferro-velho e procurando peças para reposição por todas as cidades em que passávamos. Fomos eu e meu pai em um Fusca 1954 conversível” rememora.

Para este ano, ela não pretende – por enquanto – adquirir nenhum modelo. Entretanto, colecionadores não resistem a novos desafios, e ela termina confessando: “quem sabe apareça algo que desperte meu interesse. Aí vamos ver”.

Antigomobilismo

Antigomobilismo é nome dado para o hobby de colecionar carros antigos. Conheça alguns dos maiores colecionadores de carros do Brasil, participantes da Federação Brasileira de Veículos Antigos.

OG Pozzoli: sua coleção ultrapassa os 180 carros. Reside em São Paulo (SP).

Roberto Lee: já falecido. É considerado o introdutor do antigomobilismo no país. Sua coleção teve mais de 53 preciosidades. Residia em Caçapava (SP).

Roberto Nasser: conta com mais de 200 peças em sua coleção. Reside em Brasília (DF).

Tato Warnich: possui um museu particular e o número total de veículos em sua coleção ainda é desconhecido. Reside em São Francisco de Paula (RS).

Enzo Monteiro do Nascimento: Colecionador de marcas, especializado em Mercedes-Benz. Sua coleção já teve mais de 30 automóveis desta marca. Recentemente, ele fez uma limpa e ficou com apenas 12 veículos, bem selecionados. Reside em Curitiba (PR).

Lista dos Detrans em todo o país

2 comentários:

  1. o general lee nao era dodge e sim um pontiac ok?

    ResponderExcluir
  2. Essa notícia é meia velhinha, de maio, mas como eu tive problemas com o micro atrasou tudo de novo! rs
    Pois bem, o famoso General Lee [um Dodge Charger - 1969] usado no seriado Os Gatões [Dukes of Hazzard] foi a leilão no EBay. Na verdade, uma das 309 réplicas usadas durante as seis temporadas do seriado [UAU...Isso dá mais ou menos 50 carros por temporada! Impressive!]. Só que esse é um General Lee muito especial. Podemos considerar 'O' General Lee. Além de participar do seriado [e no novo filme também] é de propriedade de uns dos atores principais da série, John Schneider [sim, o papai do Clark em Smallville]. O ator decidiu colocar o carro a leilão para levantar dinheiro para produzir um novo longa metragem. Ninguém acreditava [nem Schneider] que os lances pelo velho GL chegariam a 9.9 milhões de doletas. O problema é que, ao que parece, nem o próprio comprador acreditou e deu um belo calote na compra!!! Isso mesmo, o cara não pagou...hehehe
    E o laranjão voltou a ser leiloado no Ebay.
    Boa sorte para o John dessa vez. ;)

    ResponderExcluir