domingo, 25 de março de 2012

Como Reformar seu Móvel


Reformando seu móvel

Está enjoado daquele armário de anos, mas não quer se desfazer dele ou gastar para comprar um novo? A solução é simples. Você pode reformá-lo em casa gastando bem pouco.
“Existem várias dicas de reaproveitamento e reformas de móveis. Passar uma nova mão de tinta, forrar com papel de parede ou tecido, laquear, trocar puxadores ou aplicar uma das várias técnicas de pátina existentes, que vão desde a pátina feita com um simples giz de cera até a acetinada e decapê, são ótimas opções”, explica Camila Boneaux, designer de moda, artista plástica e professora de arte.
Reforme com a técnica pátina
De acordo com a designer, a pátina é uma técnica que confere um aspecto envelhecido ao móvel ou objeto onde for aplicada. Não é uma prática de restauração, mas sim de transformação do móvel. “Cabe escolher uma técnica que se adéque à superfície onde se quer aplicar e começar por objetos pequenos antes de partir para grandes formatos, pois se aplicada de maneira incorreta, pode acabar com uma peça antiga”, afirma Camila.
Como reformar
Para cada tipo de pátina é necessário um material diferente. De acordo com Camila, a técnica da pátina provençal é a mais conhecida visualmente.
Materiais necessários
• Três tipos de lixa: grossa, média e fina;
• Um pincel redondo, um pincel achatado pequeno e um pincel achatado largo;
• Uma esponja áspera;
• Um tecido macio;
• Palha de aço nº00 e nº 000;
• Tinta PVA branca para a base;
• Tintas em dois tons, um mais claro ou branco e outro na cor desejada. Exemplo: cinza e ocre.
Como fazer
Lixe a peça começando pela lixa mais grossa, passando pela média e em seguida pela fina. Passe a tinta PVA branca com o pincel redondo e deixe secar de três a cinco horas.
Depois que a peça estiver seca, use a palha de aço para retirar as marcas do pincel. Após essa etapa, a peça deve ser limpa com um pano úmido.

Pinte toda a peça com a tinta mais clara utilizando o pincel achatado e deixe secar.
Passe a tinta mais escura nas partes da peça em que se quer destacar como desgastado e espere secar.
Depois de bem seco, lixe as camadas de tinta com a palha de aço - com menos força onde quer que a tinta permaneça, e com mais força onde quer que a madeira apareça - lembrando que quanto maior for o desgaste, maior será a impressão de envelhecimento da sua peça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário