segunda-feira, 11 de julho de 2011

Saiba como evitar o roubo do estepe de seu carro


 

Embora não haja dados oficiais, o furto de estepes tem preocupado os proprietários de veículos. O prejuízo pode chegar a R$ 1 mil dependendo do modelo do carro. Já que raramente o motorista consegue seu estepe de volta, o melhor é evitar a perda. Mas como?
Cuidados básicos
Embora mais visados, os estepes externos são tão furtados quanto os internos, localizados no porta-malas de alguns modelos. Para ambos, a primeira dica é escolher bem onde estacionar o veículo. Optar por estacionamentos, principalmente os que operam no sistema “tranca e leva a chave” é uma das saídas. Para os veículos que possuem o pneu adicional interno, o alarme é um bom dificultador. Há quem opte também por colocar corrente e cadeado, mas sem resultados tão promissores.
Trava de segurança
Considerada a forma mais eficaz, a trava de segurança já vem de fábrica em alguns modelos, como o jipe Pajero. De forma relativamente simples, ela substitui um dos parafusos que prende o pneu ao carro. Para liberá-la, é preciso uma chave de segurança.
Uma das marcas mais requisitadas do mercado, a JTN Indústria já fornece para a Suzuki e Mitsubishi. Os modelos de trava podem ser instalados em qualquer veículo, custam cerca de R$ 120 e, segundo a empresa, são eficazes. Embora dispense outros tipos de cuidados, a empresa alerta os motoristas para esconderem a chave da trava, que vem em uma bolsa com velcro e pode ser colocada em qualquer parte do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário