segunda-feira, 11 de julho de 2011

Air bag Seguro

Faltando menos de três anos para que seja obrigatório o uso de air bag em todos os veículos automotores, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a indústria automobilística parece não querer parar de inovar. Agora são os carros com oito air bags que invadem o mercado.
A ideia, lançada em 2009 pela Hyundai com seu i30 na versão top, causou certa polêmica até pela contagem no número de air bags – dois na frente, dois laterais e dois do tipo cortina, o que soma seis. A montadora afirma que o número de air bags corresponde ao número de sensores de impacto presentes no automóvel, que no caso dos air bags do tipo cortina, são dois de cada lado, elevando a contagem a oito.
Outras marcas que possuem versões com oito air bags são o Peugeot 3008, o Kia Opirus e o Hyundai Azera.
Proteção complementar
Considerado item de segurança com a aprovação da nova Lei 11.910, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o air bag pode salvar vidas. Mas não deve agir sozinho. Ele é um item complementar ao cinto de segurança, nunca substituto, pois é o cinto de segurança que garante a maior parte da proteção em caso de colisões.
Ao contrário do que muitos pensam, as bolsas não são acionadas com a colisão, mas com a brusca alteração de velocidade do carro que dispara o sensor responsável por inflar o air bag. Quando é detectada uma grande variação de velocidade, o dispositivo é acionado e elementos químicos começam a reagir para fazer a bolsa inflar. Como as bolsas são cheias de pequenos buracos, elas começam a desinflar logo após encherem.
É sempre bom lembrar que um air bag uma vez acionado deve ser substituído, assim como as peças do painel que ele eventualmente acione. Não há como reaproveitar um air bag.
O que diz a lei
A lei que normatiza o uso obrigatório de air bags pelos veículos é a de número 11.910/09, regulamentada pelas resoluções n° 311 e n° 312, do Contran. Segundo essas normas, as montadoras estão obrigadas a instalar air bags e ABS em 100% dos veículos postos à venda até 2014.
As bolsas deverão ser instaladas diante do banco do motorista e do passageiro dianteiro. Isso quer dizer que tanto air bags quanto ABS passam a ser considerados itens de segurança, tal como o encosto de cabeça, o dispositivo que controla a emissão de gases poluentes e o próprio cinto de segurança.
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