segunda-feira, 11 de julho de 2011

Carros Antigos - As colecionadoras



Quem acha que o gosto por carros é coisa para homem já está mais que ultrapassado. Hoje, as mulheres estão muito mais envolvidas com isso – seja como admiradoras, pilotos ou até mesmo colecionadoras. Esse é o caso de Glenys Maria Bessler, fundadora e presidente do Elas, o Clube Feminino de Automóveis Antigos e Especiais do Paraná. Sua paixão por automóveis vem desde a adolescência. “Sempre gostei de carros. No entanto, no início eu fazia rali de velocidade e não imaginava ir para o universo dos autos antigos. E meu primeiro carro foi um fusquinha”, revela.
 


O clube
Em 2003, Glenys fundou o Clube Elas, totalmente destinado para mulheres que apreciam o antigomobilismo. Hoje são 80 participantes cadastradas com seus carros. A instituição realiza duas exposições de automóveis antigos por ano, com cerca de 400 veículos. “Com os eventos que realizamos, conseguimos arrecadar alimentos para entidades carentes. Fazemos essas exposições no Brasil inteiro e já recebemos até um convite para ir para Portugal”, conta. Foi também nessa época em que surgiu o clube, que Glenys ganhou de seu marido um M.P. Lafer 1974, uma das raridades que ela mostra na foto que ilustra esta matéria. 
Preconceito
Mas nem tudo sempre foram flores nesse universo de mulheres e carros antigos. “No início, havia um enorme preconceito. Mas, com determinação, conseguimos mostrar que apesar de sermos mulheres podemos sim gostar e entrar no universo do antigomobilismo”, afirma Glenys. E completa: “Neste mundo dos autos antigos, o importante é que fazemos amizades maravilhosas. Eu, por exemplo, tenho amigos de clubes tradicionais que respeito e admiro. Sempre estou aprendendo com eles. Vou aos clubes e sou recebida como um deles. Isso é um mérito e tanto em um universo que era dominado por eles”.

Cuidados com os autos
De acordo com Glenys, as participantes enxergam os automóveis antigos como peças muito raras e cuidam deles como se fossem filhos. E, como qualquer carro, essas peças de colecionadores também exigem manutenção e cuidados para conservação, que devem ser feitos com maior frequência do que em um carro novo. A colecionadora mostra os segredos para deixar um auto antigo com cara de novo:
https://wwws.portoseguro.com.br/vendaonline/home.do?dispatch=home&susepw=6668WJ&nomecorretor=PM%20CORRETORA%20DE%20SEGUROS%20LTDA&site=www.pmcorretora.com.br%20%20&chat=&telefone=(14)%203222-7702– Fazer lavagem no veículo semanalmente. Após as exposições, sempre polir e encerar o carro;
– Utilizar pretinho (substância para dar brilho) nos pneus;
– Fazer revisão regularmente;
– Ao guardar o veículo, é importante utilizar uma capa, para evitar que entre poeira e outros resíduos;
– É preciso estar sempre atento a barulhos estranhos do carro, pois as peças desgastam com maior facilidade e nem sempre estão disponíveis no Brasil.

Legenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário