Bebida de origem chinesa traz muitos benefícios ao organismo.
São muitas as histórias sobre o chá verde, planta chamada Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco. No tipo verde, as folhas são colocadas sob vapor e depois secas, por isso contém propriedades diferentes. É desta forma que previne-se a oxidação dos ingredientes e preservam-se os nutrientes, daí o valor desse tipo de chá. Estima-se que a bebida corresponda entre 80 e 90% da produção de chá chinês, terra natal dessa planta, que hoje é cultivada em todo o mundo.
Há uma lenda na mitologia chinesa para o chá verde. No ano de 2737 a.C, o imperador Shen Nung costumava tomar água fervida para ter longevidade e uma vida mais saudável. Em uma tarde, enquanto ele fervia sua água de sempre, algumas folhas voaram e caíram em seu pote. Ele experimentou e adorou o sabor, batizando esse chá de “bebida dos céus”. Para o paladar de hoje, porém, o gosto do chá é considerado amargo.
No entanto, a bebida tem diversas propriedades que ajudam a contribuir para uma vida mais saudável. Os especialistas dizem que o chá é anti-inflamatório; melhora a recuperação muscular; previne o envelhecimento das células e ajuda na prevenção de doenças como o câncer; auxilia na redução de gorduras e queima de calorias; contribui para reduzir o colesterol ruim.
No caso do diabetes, também atua beneficamente, assim como contribui para a melhora da circulação e na prevenção de infecções virais. Para usufruir desses benefícios, no entanto, é necessário tomar um litro de chá verde por dia.
Essas qualidades da bebida estão associadas às catequinas, que são os fitoquímicos responsáveis pela maior parte das propriedades do chá para a saúde. Ultrapassar a dose recomendada por dia pode trazer efeitos colaterais, vale lembrar. Em excesso, pode reduzir a absorção de alguns nutrientes, como ferro e cálcio.
Pessoas com hipertireoidismo também devem evitar o chá, já que elas estão mais propensas à aceleração do metabolismo, devido a maior produção de hormônios da tireoide. Também é contraindicado a hipertensos, pessoas com glaucoma e irritações gástricas.
O chá verde também pode ter interações medicamentosas com remédios que estimulam o sistema nervoso simpático, portanto ele não é indicado para quem os ingere. Vale consultar seu médico antes de começar a tomar.
A melhor forma de preparar o chá à base de ervas naturais é na proporção de 1 grama de folhas para 100 ml de água. Deixe em infusão por cinco minutos, em uma temperatura alta, em torno de 80°C. Para aproveitar todas as suas propriedades benéficas, recomenda-se ingerir a bebida, no máximo, 15 minutos após o preparo. Importante ressaltar que o consumo do chá deve estar associado à um estilo de vida saudável.
Fonte: Nutrição Prática e Saudável (Tetra Pak)
Nenhum comentário:
Postar um comentário