terça-feira, 20 de abril de 2010

Viagem - o que fazer e não fazer



É só chegar a hora de viajar e a esposa vem com aquela mala de mês, as crianças com brinquedos que nem vão ver durante a viagem, e a sogra... Bom, você vai ter muitas coisas para acomodar no seu carro, que pode ser um grande sedã, mas também pode ser um popular.


A regra número 1 é colocar de bagagem só o que o porta-malas suporta. Nada de tirar o bagagito ou colocar mais tralha em cima dele. Nem que isso signifique ter de deixar algumas peças mais desnecessárias em casa. Objetos soltos dentro do habitáculo ganham pesos e velocidades incríveis em um acidente, acertando tudo que tiver na frente, dos lados e atrás.


Mas se for mesmo impreterível levar mais do que seu pequeno porta-malas suporta, a solução mais segura é um rack de teto ou aqueles baús que instalam ali também, com a vantagem de poderem ser trancados e estarem alheios à chuva. Ainda no porta-malas, tenha a certeza de colocar as bagagens mais pesadas mais próximas do banco traseiro e mais abaixo, enquanto as mais leves vão mais acima e mais próximas à tampa traseira do carro. Isso garante maior estabilidade e melhor distribuição de peso.


Depois da bagagem, hora dos passageiros. Esqueça o arranjo tradicional de esposa no banco do passageiro: ali deve ir o maior e mais pesado dos passageiros, tanto pelo conforto como pela distribuição de peso. Se forem três pessoas no banco traseiro, eleja a menor pra ir ao meio, atrapalhando menos a sua visão. E não se esqueça que todos devem estar com os cintos de segurança atados e apoios de cabeça ajustados, e que crianças com menos de 10 anos têm assentos especiais.


Não é aconselhável levar animais em viagens longas, mas se tiver que ser feito, existem casinhas ou mesmo cintos de seguranças especiais que garantem a segurança do bichinho de estimação em caso de choque ou frenagens bruscas. Qualquer pet-shop dispõe dos equipamentos.


E não se esqueça que o comportamento do carro muda muito com a carga máxima. Ele anda menos, faz menos curva e demora mais para frear. Lembre-se também de calibrar os pneus com o recomendado pelo fabricante para a ocasião, e ajustar o compensador elétrico de altura dos faróis, se disponível. Depois, é só curtir. Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário