terça-feira, 20 de abril de 2010

Aquecimento do motor - cuidados


Superaquecimento do motor


Em um dia qualquer você está dirigindo seu veículo e observa no painel do carro que a temperatura do motor está subindo. O que fazer numa hora dessas? “A primeira providência é parar o carro imediatamente”, explica o professor Marcelo Colaço, do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “O motorista deve abrir o capô do carro, esperar o motor esfriar completamente e verificar o nível do reservatório de água”, revela Marcelo.
O professor ensina um truque para identificar o reservatório: é o compartimento que contém uma água com coloração alaranjada ou esverdeada, dependendo do modelo do carro. Caso o volume esteja baixo (basta verificar a marcação que indica o nível ideal), é preciso acrescentar água. “Somente após o motor esfriar deve-se abrir a tampa do reservatório. Devagar e com muito cuidado”, explica. Toda essa cautela é importante para a segurança do motorista, já que o reservatório pode conter vapores quentes em alta pressão. Após abrir o compartimento, basta completar o nível com água comum até a marcação normal, fechar o reservatório e continuar dirigindo com cautela.
Quando a temperatura ambiente está muito alta, o radiador tem mais dificuldade de resfriar o automóvel. “O radiador é o que chamamos de um trocador de calor: ele pega o calor armazenado no fluido de arrefecimento que circula pelo motor do carro e rejeita este calor para a atmosfera”, explica o professor. Se a temperatura externa estiver baixa o radiador consegue rejeitar o calor do motor com mais facilidade.
“No caso de existir uma quantidade de água menor que a ideal ou de a mistura de aditivo não estiver correta ou, ainda, existir um dano elétrico na ventoinha, o radiador não será capaz de dissipar calor a uma taxa ideal e o fluido de arrefecimento irá ferver, causando um superaquecimento do motor”, analisa Marcelo.
Se o superaquecimento persistir o motorista deve procurar um mecânico, que poderá avaliar corretamente o que está acontecendo com o veículo e indicar as soluções para o problema.
Prevenção
Uma das principais causas do superaquecimento do motor é a falta de manutenção do automóvel. “É interessante que, uma vez por semana, com o motor frio, o motorista verifique se o nível da água está normal”, orienta o professor. Caso não esteja, basta completar até a marcação indicada. Outro fator que pode causar este problema é quando pessoas sem experiência fazem a troca do fluido de arrefecimento do radiador. “Se a proporção entre água e aditivo não estiver correta, ao invés de circular água no sistema de resfriamento teremos vapor e isso causa um superaquecimento”, explica.
A dica final do professor Marcelo é para verificar o nível do óleo semanalmente. “Falta de óleo ou nível de óleo fora do recomendado pelo fabricante também pode provocar o superaquecimento e dano permanente do motor”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário