terça-feira, 20 de abril de 2010

Combustível - táticas de economia

Economizando combustível


Como economizar em algo tão essencial como o combustível do automóvel? Afinal, sem ele o carro não vai sair do lugar... Confira as dicas de Izabel Lacerda, coordenadora de Combustíveis e Lubrificantes da Petrobras.
- Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo vale na hora de usar os freios.
- Alivie aos poucos o acelerador, quando chegar à velocidade desejada.
- Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho do veículo.
- Dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar (aerodinâmica) reverte na economia de combustível.
- Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.
- Não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro. O consumo será maior e irá acarretar em desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus.
- Organize seu itinerário. Procure criar uma rota que atenda todos os seus compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma, evite idas e vindas desnecessárias.
- Procure caminhos alternativos. Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-para dos engarrafamentos.
- Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada.
- Desligue o carro se for ficar parado por mais que dois minutos.
- Controle seu consumo. Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida.
- Cuide do motor. Se estiver desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal.
Outro fator que aumenta o consumo de combustível é o excesso de velocidade. Além de colocar em risco a sua segurança, o seu bolso também vai sofrer as consequências dessa imprudência. O Centro de Pesquisa da Petrobras realizou testes que indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80km/h.


Na hora de abastecer: álcool ou gasolina


Se o seu carro é flex, a hora do abastecimento sempre gera uma dúvida: álcool ou gasolina? Izabel ensina um truque para não errar na hora de abastecer.
- Divida o preço do álcool pelo preço da gasolina.
- Se o resultado for menor que 0,7, pode abastecer com álcool que é mais vantajoso.
Ela explica que isso acontece porque a quilometragem percorrida usando álcool é, em média, 30% menor do que com gasolina por conta do seu menor poder calorífico. O álcool não pode custar mais de 70% do preço da gasolina para ser compensatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário