quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Tradição - Mecânica

Mecânica de pai para filho


A mecânica é um dos hobbies que, normalmente, passa de pai para filho. É um processo de aprendizado que surge da observação detalhada das atividades realizadas e que podem estreitar os laços familiares. Mas, as atividades de mecânica para as crianças devem ser cercadas de atenção e cuidado.

Não existe uma idade mínima para aprender sobre o assunto e ninguém melhor que o pai para definir o que os filhos devem saber. Porém, Ilson José Diniz, encarregado da oficina mecânica Servopa, em Curitiba (PR), ressalta que a oficina é repleta de materiais insalubres e perigosos, como graxas e combustíveis, e que, por isso mesmo, é preciso cuidado na hora de manuseá-los: “para as crianças menores o melhor é ensinar num plano teórico, por exemplo, o nome e a utilidade das ferramentas. E permitir que a criança ajude em alguma coisa, mas que não trabalhe diretamente com o veículo”.

Se houver interesse, para adolescentes entre os 12 e os 14 anos, existem cursos técnicos e de capacitação e profissionalização. Os cursos – públicos ou privados – são reconhecidos pelo mercado. “Atualmente, grande parte dos profissionais que estão surgindo vem de cursos profissionalizantes”, afirma o mecânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário