quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cuide do seu animal

Cuidado! Animais de estimação no banco de trás.


Atualmente, os animais de estimação, também chamados de pets, são considerados membros da nossa família. E o convívio com esses “amigos”, além de nos fazer muito bem, demanda segurança, principalmente, na hora de transportá-los. O Inciso II, do artigo 252, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), proíbe o transporte de animais à esquerda do motorista ou entre os seus braços e pernas. A infração é considerada como falta média e está sujeita à multa. Este artigo considera que transportar o animal desta forma atrapalha a condução do veículo.

Por isso, é preciso carregar o seu pet de forma adequada. A maneira mais eficaz de transportar um animal no interior do carro é em uma caixa de transporte fechada e com o animal dentro. Se bem posicionada, seu animal de estimação viajará seguro em com todo o conforto. É o que diz a médica veterinária Andréia Azevedo de Lima Wada. De acordo com ela, o importante é nunca levar o animal no banco da frente. “Além disso, o mercado de pets avançou muito e, atualmente, existem cadeiras de transporte para cães que são similares àquelas das crianças”, afirma Andréia. “Outro acessório interessante é um modelo de cinto-colete de segurança para cães que pode ser adaptado ao cinto de segurança do carro. Assim, ele é transportado com total segurança, preso confortavelmente ao banco”, completa.

Andréia ainda orienta que no caso de deslocamentos rápidos o animal pode ser transportado no banco de trás do veículo, sentado ao lado de uma pessoa. No entanto adverte: “evite deixar as janelas totalmente abertas – a meia altura do vidro é a ideal. Isso evita que seu cão coloque a cabeça para fora e tenha contato com outros animais da rua, o que pode alterá-lo durante o passeio e fazê-lo latir por todo o percurso”.

Em viagens ou em deslocamentos prolongados, é importante não alimentar o animal antes, pois isso pode deixá-lo enjoado. Fazer uma pausa a cada duas horas, ter uma garrafa com água, não deixar o bichinho exposto ao sol, ou trancado sem ar no interior do veículo durante as paradas são dicas importantes para uma boa viagem, relembra Andréia.

Ainda devem ser considerados o tamanho e o porte do animal. Os cães apresentam grande variedade de raças e tamanhos, e, por isso mesmo, o conforto e a segurança variam de acordo com cada espécie. Animais pequenos terão maior comodidade em qualquer tipo de veículo. Já os cães maiores pedem um espaço mais amplo. Aqui vale o bem senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário