Viagem não combina com estresse. Certo? Depende. Se sua mala for parar em um destino diferente do seu, pode ser. Saiba o que fazer
A espera pela bagagem pode ser um momento angustiante ao final de uma viagem (ou começo, se isso acontecer na ida). Quando passa o tempo mínimo aceitável para a mala aparecer na esteira é hora de começar a pensar que ela pode ter sido extraviada
Chegar com a mala ao destino é um alívio maior do que você pode imaginar
O primeiro passo é procurar o balcão da companhia aérea e registrar a reclamação. A companhia tem a obrigação de reembolsar o passageiro nos casos em que as malas não aparecem. É preciso preencher um documento chamado RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem), que será enviado ao presidente da empresa.
Nos demais casos, basta ter doses extras de paciência, porque a mala pode ter sido colocada em um voo errado que chegará mais tarde ao destino.
A companhia aérea deve oferecer dinheiro suficiente para que o passageiro use em alimentação, roupas e produtos de higiene pessoal, correspondente ao tempo que a bagagem vai demorar para chegar.
É muito importante saber que todo passageiro, antes de embarcar, tem o direito de declarar tudo que tem dentro da sua bagagem e pagar uma taxa extra (seguro) determinada pela empresa aérea. Nestes casos, a empresa tem o direito de checar se o valor declarado corresponde à realidade e pode verificar toda a mala.
Em caso de extravio, a pessoa tem direito a receber o valor declarado. Objetos como joias e dinheiro devem ser carregados sempre na bagagem de mão, porque não entram nessa declaração.
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