sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Seguindo os caminhos do Pai - “Filho de peixe, peixinho é.”



“Filho de peixe, peixinho é.”
“Tal pai, tal filho.”
Todo mundo já ouviu algum ditado que sugere a semelhança entre pais e filhos, não é mesmo?
Muito além das características físicas, alguns filhos decidem seguir os mesmos passos dos pais profissionalmente. Essa escolha é influenciada por diversos fatores e, entre eles, está o nosso DNA. É o que acredita o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Renato Zamorra Flores, especialista em genética do comportamento. Ele afirma que algumas características da personalidade como a timidez, a agilidade e a capacidade de se divertir com as mesmas coisas são hereditárias e podem contar na escolha da carreira. “É mais fácil um filho de jogador de xadrez gostar de jogos de tabuleiro do que de alpinismo”, explica o professor.
A genética dá uma forcinha, mas é a convivência e a admiração que os filhos sentem pelos pais que fazem com que eles sigam a mesma profissão. De acordo com o pediatra Marco Antônio de Paula Ramos, do Centro de Genética Médica da Unifesp, as características e habilidades transferidas pela genética são potencializadas pelo convívio familiar. "A convivência aprimora essas habilidades. Somando isso à admiração, é natural que o filho tenha mesma profissão do pai", diz ele. É claro que também não dá para deixar de lado o sucesso profissional dos pais na hora de escolher. Afinal, se os pais não forem bem-sucedidos, é mais provável que os filhos sigam por outro caminho.
Por outro lado, quando reunimos todos esses fatores, temos exemplos como o de Torben Grael e o seu filho Marco. A admiração, a convivência dentro de casa e o sucesso profissional fizeram com que o jovem seguisse os passos do pai, uma lenda da vela esportiva. Infelizmente, o maior medalhista olímpico do Brasil anunciou a sua aposentadoria recentemente, mas Torben também tem motivos para sorrir. Afinal, o filho Marco Grael, juntamente com o seu parceiro de barco, André Fonseca, vão buscar a classificação para as Olimpíadas do Rio em 2016. O primeiro está buscando a primeira participação nos jogos e carrega no sangue o DNA de campeão, já o segundo, é reconhecido como um verdadeiro colecionador de títulos. A Icatu Seguros investe no futuro dessa dupla e acaba de anunciar o patrocínio aos velejadores.
O evento aconteceu no Insituto Pró Saber, no dia 17 de agosto, e terminou com um bate papo entre Torben Grael e os convidados. O campeão deixou claro o seu papel na escolha do filho:
"Eu e minha mulher sempre os incentivamos a velejar, a praticar e curtir o esporte. Sempre tivemos essa paixão e eles acabaram se apaixonando também. Mas a parte de competir foi iniciativa deles. Eu nunca os empurrei para competir. Mas quando eles começaram, fizemos o possível para eles tivessem condições de participar. E daí pra frente foi por conta deles.”


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário