quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Alguns itens que não podem ser esquecidos! Cuide do seu Carro


   Bateria

    As disponíveis do mercado hoje são do tipo “seladas” (sem adição de água), o que não significa que   estejam totalmente livres de manutenção. Evite problemas na hora de dar a partida, por isso:
  • Verifique periodicamente se os cabos estão limpos e bem fixados aos polos da bateria;
  • Mande testar anualmente as condições de funcionamento do sistema de carga e de partida, a bateria, o alternador e o motor de partida.
  • Ar Condicionado
  • Outro equipamento quase indispensável atualmente é o ar-condicionado. Para que funcione corretamente ele deve ser ligado pelo menos por 15 minutos por semana, mesmo nos dias mais frios. Isso evita o ressecamento das mangueiras e dos vedadores do compressor.

    Muitos são equipados com um filtro que impede a entrada de impurezas externas e requer a troca anualmente ou a cada 10.000 km.

    Câmbio e Embreagem

    Verifique o nível do óleo do câmbio a cada 30.000 km (consulte o manual do seu veículo). Se perceber vazamentos, providencie o conserto o quanto antes.

    Evite trancos durante as trocas de marchas para não estragar os anéis sincronizados e quebrar alguma engrenagem. Não use o pedal da embreagem como apoio para o pé.

    Nas ladeiras, nunca segure o carro usando a embreagem e o acelerador, use o freio de mão.

    Pedal de embreagem muito endurecido e dificuldade para engatar as marchas é sinal de desgaste no conjunto.

    Câmbio Automático

    A manutenção do câmbio automático requer a troca de óleo e de filtro nos intervalos recomendados pelo fabricante. Procure um serviço especializado na hora da manutenção.

    Conheça o significado das letras PRND no console da alavanca:

    P – Park ou estacionado: trava o câmbio e impede a movimentação do veículo;
    R – Reverse ou marcha à ré;
    N – Neutral ou ponto morto;
    – Drive ou dirigir (nessa posição, todas as marchas mudarão automaticamente conforme a rotação do motor e a velocidade do veículo).

    Os números 3-2-1, quando selecionados, fazem as trocas somente até a marcha indicada, podendo ser utilizado em descidas para poupar os freios ou nas subidas, se estiver rebocando um trailler por exemplo.

    Câmbio Semiautomático

    Alguns veículos possuem câmbio semiautomático, ou seja, o conjunto de embreagem está lá. Assim, quando o veículo estiver parado, a marcha deve fica no neutro para economizar o sistema.



Economia de Combustível

Evite freadas e aceleradas bruscas e não acelere desnecessariamente - com o carro parado ou em movimento.

Sempre que possível, mantenha as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar e economizar combustível.

Verifique os filtros de ar e de combustível, trocando-os na quilometragem recomendada pelo fabricante do veículo.

Jamais ultrapasse a capacidade de carga de seu veículo para evitar consumo de combustível e desgaste do sistema de suspensão, dos freios e dos pneus.

Nas estradas, assim que o carro atingir a velocidade desejada, solte, aos poucos, o pedal do acelerador.

Não acelere o carro antes de desligar o motor, pois isso provoca aumento no consumo de combustível e causa danos ao catalisador, aumentando a emissão de poluentes e prejudicando o desempenho.

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