terça-feira, 27 de julho de 2010

Dicas de Passeio - Escuna

Passeio de escuna 

Ao visitar uma praia nova, nada melhor para conhecer os seus arredores marítimos do que um passeio de barco. Mas, se engana quem pensa que o lazer está restrito aos proprietários de embarcações. Muitas praias dispõem de excursões de escuna aberta ao público, a preços relativamente módicos, se forem levados em conta o porte e a sofisticação do veículo.
Para quem não sabe, Vilmar Araújo, responsável comercial da escuna Gênesis Gemini, que faz o trajeto na Baía de Santos, explica que a escuna é uma embarcação construída artesanalmente em madeira, por carpinteiros náuticos, e que dispõe de dois mastros, às vezes de tamanhos diferentes. Não ache que está sendo enganado caso a escuna em que você esteja passeando não tenha velas: “hoje os mastros e rede de proa são meramente decorativos, porque a tração é feita através de motores”, esclarece Araújo.
Os passeios geralmente têm um pouco mais de uma hora de duração e podem ter paradas para mergulho ou visitas a ilhas, dependendo do pacote. Por ser uma embarcação de médio porte, muitos grupos turísticos fretam um passeio exclusivo, para que a diversão fique entre amigos. Podem ainda ser oferecidas comidas, bebidas e música à bordo. “O passeio de escuna não tem contraindicação e é bom para qualquer idade”, garante o responsável comercial.
Ainda assim, alguns cuidados devem ser tomados para que se certificar de que o passeio será divertido e seguro. Como qualquer embarcação, a escuna precisa estar em dia com o seu equipamento de salvatagem, como colete salva-vidas, balsas emergenciais, extintores de incêndio, kits de primeiros socorros e materiais para a sinalização, sempre, é claro, levando-se em consideração a capacidade máxima de tripulantes para cada embarcação.
A equipe também deve ser capacitada. Araújo diz que os tripulantes devem ter credenciais emitidas pela Marinha brasileira para prestar os serviços. Os passageiros precisam atentar às instruções dadas em solo por eles para evitar acidentes.
E se você, por mais que tenha procurado, não encontrou nenhum passeio de escuna na praia em que você visitou, não se decepcione: as escunas não estão disponíveis em todas as praias. O mar aberto pode se tornar revolto e inviabilizar a instalação de um serviço de passeio como esse, que deve ser sempre tranquilo e prazeroso. Por isso, explica o Araújo, os passeios de escuna são feitos principalmente em águas abrigadas, ou seja, circundadas por ilhas ou pontais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário