quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dicas para abrir seu negocio!




Tem gente que parece já ter nascido com espírito empreendedor e há aqueles que desenvolvem esse perfil ao longo do tempo. Bem, não importa, em todos os casos abrir o próprio negócio é sempre um sonho.
Mas, também em todos os casos, esse sonho traz agregadas grandes responsabilidades frente as quais é preciso ter muita maturidade e força de vontade. 
    
 "Nós não somos motivados pelo dinheiro. Somos totalmente apaixonados por essa coisa que estamos construindo”
David Karp, CEO da rede social Tumblr. 

Encontre o que você ama fazer

Não é fácil desbravar novos horizontes, é verdade. Porém, para quem faz isso com paixão não há ventos que o façam desistir! Pelo contrário, para aquele que acredita realmente em seus objetivos os desafios se tornam motivo de superação, e aí ir além não é mais uma questão de escolha e sim o único caminho a seguir.
Na época da faculdade eu tive um amigo que desde cedo demonstrou inclinação para o empreendedorismo. E não era para menos, seus pais tinham um hotel conhecido na cidade, negócio no qual ele já começava a assumir funções mais importantes.
No começo do curso ele falava com entusiasmo de suas tarefas no hotel e de tudo o que herdaria da família. A empolgação era evidente, o que até comentávamos nas rodas de amigos. Mas os anos foram avançando, e já perto de concluirmos a graduação eu não percebia mais aquele brilho nos olhos quando o Caio me contava sobre os negócios. Ele sempre foi muitocomunicativo, espontâneo e engraçado, qualidades que o faziam lidar muito bem com opúblico. Nos seminários ele sempre ia bem, tirando elogios dos professores e dos colegas.
6 anos mais tarde, já formado, o encontrei em um evento sobre gestão empresarial. Ah, que bacana é poder reencontrar os amigos e falar do passado, presente e futuro! Me contando sobre seus atuais negócios, Caio disse que havia aberto mão do “império da família”, pois o que queria mesmo era lidar com pessoas e fazer isso fora daquele universo hoteleiro. Conforme explicou, se ficasse onde estava ele teria de cuidar sempre dos processos administrativos do hotel, ocupação que o afastaria do público, sua grande paixão – o que sempre suspeitei!
Honestamente eu fiquei feliz por ele e por sua coragem. Disse que foi um choque para seus pais quando comunicou que não queria mais trabalhar com eles e que ia abrir com suas economias uma loja de acessórios femininos e masculinos. Na sua visão esse negócio lhe permitiriaajudar as pessoas a escolherem o que mais combinava com elas, mantendo uma relação próxima de confiança e companheirismo.
E de fato era o que estava acontecendo. Apesar de toda resistência e até certa mágoa por parte dos pais no início, Caio me contou que tinha valido a pena apostar no seu sonho. A loja estava indo bem e seus clientes tinham muito carinho com marca que estava começando a se consolidar no mercado.
Foi aí que entendi que para começar um negócio, realmente, a primeira coisa é acreditar nele e em sua vontade sincera de concretizá-lo. É isso o que fará o empreendedor acordar todos os dias com vontade de trabalhar, com paciência para investir e com gana suficiente para enfrentar todos os desafios que vierem. Nunca mais esqueci essa lição!
Então, no post de hoje a primeira dica, ou melhor, a dica ZERO, sobre abrir a própria empresa seria: procure algo que lhe realize, não pensando apenas no dinheiro, mas principalmente em seu prazer em atuar naquela área, naquele mercado específico. Já as outras dicas seriam:
 5 Dicas para Tornar isso real
1. Estude o ramo em que deseja entrar: Quais são as reais possibilidades que esse mercado oferece? E quais são os desafios comuns a ele? Há muita concorrência? Como seria possível se destacar? Nunca comece algo “no escuro”, procure sempre saber com o máximo de detalhes aonde você pisará. Só assim se torna viável estabelecer uma postura adequada e estratégica;
2. Analise seus recursos financeiros: É preciso ser realista e evitar ao máximo pedir empréstimos. Sim, há muitas necessidades financeiras no começo como cominfraestrutura, estoque de produtos, salário de colaboradores, entre outros investimentos. Faça um levantamento da quantia disponível para cada etapa e elabore umorçamento consciente. Calma, não pense que está sozinho! Solicitar a orientação de umprofissional da área de contábil é muito importante para o desenvolvimento sustentável da empresa;
3. Planeje: Essa é a regra de ouro quando o assunto é abrir o próprio negócio. Já sabe como funciona seu segmento e qual é o seu público-alvo? Ótimo, então comece a planejar os primeiros passos, definindo metas e objetivos em um documento estruturado chamadoPlano de Negócios. Para dar aquela luz, você pode participar de programas de auxílio ao micro e pequeno empreendedor oferecidos pelo Sebrae;
4. Pense primeiro na empresa: Se começar um negócio fixado nas regalias que ele poderá lhe proporcionar, saiba que muito em breve você terá grandes prejuízos. No início, pelo menos no primeiro ano, é comum investir mais do que ter lucro. Por isso evite “extravagâncias”, reinvista na empresa e, claro, não misture o dinheiro da empresa com as finanças pessoais. Como já alertou Ilya Pozin, fundador da Ciplex, agência digital norte-americana:
“Quem foca em lucratividade muito cedo acaba desenvolvendo um produto medíocre, e isso não vai gerar novos negócios. Daí, o empresário vai precisar gastar todo o lucro que recebeu para prospectar outras oportunidades“.
 5. Valorize o Marketing: Investir no desenvolvimento de produtos de qualidade é essencial, por isso nem coloquei essa como uma de nossas 5 dicas para abrir o próprio negócio. O que é interessante destacar é que pouco adiantará ter uma oferta incrível se o mercado não souber disso. É preciso anunciar e se posicionar como uma empresa que tem algo atrativo para fornecer. Voltando à dica 2, reserve parte de seu Financeiro para o Marketing e vá, desde o início, se acostumando a realizar ações que lhe tragam visibilidade.
Fonte: Bob Software

Nenhum comentário:

Postar um comentário