Resista à tentação de fazer da hora do almoço “mais do mesmo” e aproveite para relaxar um pouco e recarregar baterias para passar o resto do dia na sua melhor forma.
- A hora de almoço não tem de servir exclusivamente para a função para que foi originalmente concebida: almoçar. Num horário de trabalho de, no mínimo, oito horas por dia, esta pausa pode ser o único momento para resolver alguns assuntos pessoais e para quebrar um pouco o ritmo de um dia de trabalho. Resista à tentação de fazer da hora do almoço “mais do mesmo” e aproveite para relaxar um pouco e recarregar baterias para passar o resto do dia na sua melhor forma.
- Aproveite para “apanhar ar”. Mesmo que leve almoço de casa ou tenha refeitório na empresa, reserve pelo menos alguns minutos da sua hora de almoço para sair à rua, apanhar um pouco de ar fresco e “perder-se” no movimento exterior.
Utilize a hora de almoço para tratar de assuntos que não tem hipótese de resolver noutra altura: ir ao banco, aos correios, à farmácia, pagar contas ou até fazer algumas compras para casa. Se possível vá a pé e assim alia algum exercício à utilidade das tarefas que vai desempenhar. - Aproveite a hora de almoço para conviver. Se tem amigos que trabalham perto de si e com quem não consegue estar noutras ocasiões, porque não combinar um almoço com eles? Procure também ao longo da semana almoçar com diferentes colegas e estender assim a sua rede de contatos.
- E porque não usar a hora de almoço para mimar-se um pouco? Faça compras, vá ao cabeleireiro, manicure, esteticista..
- Exercite-se um pouco. Se não tiver vontade de passar a hora de almoço “enfiado” num ginásio, dê uns passeios pelas lojas e centros comerciais mais próximos.
- Se é apreciador de arte e tem museus ou galerias perto do seu local de trabalho, aproveite para fazer da sua hora de almoço um momento cultural.
- Aproveite os espaços verdes, onde possa descontrair-se e estar à vontade. Afaste-se do ambiente “profissional” e leia um livro, uma revista ou um jornal, ou ouça um pouco de música.
- Se não tiver qualquer hipótese de sair à rua, pelo menos “descole” um pouco da secretária. Estique as pernas, dê um passeio no corredor, troque umas palavras com os colegas. Mesmo que seja por breves minutos, é essencial distanciar-se um pouco do trabalho (ainda que só mentalmente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário