terça-feira, 9 de novembro de 2010

Meio Ambiente e seus vilões

Chorume, não, não é nenhum super-herói de desenho japonês, antes que você imagine. E sim, um terrível vilão em questões ambientais. O Chorume é um dos resíduos perigosos mais tóxicos dos aterros sanitários. Um líquido preto que pode contaminar por centenas de anos um lençol freático, caso não seja tratado.
chorume um grande vilão do meio ambiente1 Chorume   O grande vilão do Lixo
Conforme pesquisa do site Canal Ciência :
“Chorume” é um líquido percolado, que é produzido pela infiltração da água das chuvas e pela degradação de compostos que percolam através da massa de lixo aterrada, carregando materiais dissolvidos ou suspensos ”
Este monstrinho que é formado pela mistura de água, com outros inúmeros resíduos que vão para o seu lixo, é responsável pela contaminação do solo e da água dos aterros sanitários. A pesquisa mostra também que o Chorume pode entrar na cadeia alimentar, caso ele consiga chegar aos lagos, rios e o mar e logo após poderá ser encontrado em peixes. Caso este peixe seja consumido por seres humanos há enormes possibilidades desta contaminação ter consequências inimagináveis.



Como não se sabe a composição correta deste líquido é impossível prever os resultados desta contaminação. A contaminação também pode chegar até você através das verduras e legumes, caso este líquido chegue aos córregos que são usados para irrigação de lavouras.E aí você me pergunta o que eu posso fazer contra isso? Bom! Quanto mais sólidos e recicláveis for o seu lixo, melhor!  se conseguir separar todo o seu lixo reciclável dos dejetos orgânicos melhor ainda.
Você também pode combater o Chorume, com simples passos:
  • Não jogue comida no lixo! Faça compostagem
  • Separe o resíduo domiciliar dos recicláveis;
  • Separe as pilhas e baterias. Elas são um veneno para o solo;
  • Separe os resíduos de óleos de cozinha e produtos químicos e leve à algum centro de reciclagem;
  • O óleo de cozinha é ótimo para diversas finalidades, você pode encontrar uma facilmente
  • A separação das cascas de frutas, legumes e verduras é importante  para  fazer biofertilizante. É ótimo, ele fornece nutrientes para as plantas
De tudo isso, sei que é impossível determinar o fim destes aterros (por enquanto), mas nem tudo são tristezas. Estes aterros sanitários também produzem Biogás, que pode virar combustível par a gerar energia nas termelétricas, mas isso fica para outra matéria.
Este são apenas alguns passos que você pode seguir para ajudar a combater o Chorume, e agora só depende de você combater este vilão, que além de vilão também é um ótimo adubo caso você faça de forma adequada. Aqui demonstramos como é possível fazer biofertilizante para suas plantas e por aqui como fazer uma Horta Orgânica em Casa.
Muito simples e não custa nada. Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário