terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cliente de plano de Saúde, terá lista de hospitais mais seguros


Cliente de plano terá lista de hospitais mais seguros

ANS colocará em site dados sobre eficiência
RICARDO WESTIN
DE SÃO PAULO

Em 2011, os clientes de planos de saúde terão uma ferramenta para saber quais os hospitais da rede credenciada mais eficientes e seguros.
A ANS (agência reguladora) colocará em seu site a lista de hospitais com seus índices de infecção hospitalar, mortalidade em operações e complicação cirúrgica, entre outros. Assim, o cliente terá dados objetivos para decidir em qual prefere ser operado.
"Hoje, para cirurgia eletiva [agendada], o cliente escolhe o hospital ou pela indicação do médico ou pela localização", diz Leandro Reis Tavares, da ANS. "O sistema dará maior poder de escolha."
Os índices já existem, mas só para uso interno dos hospitais. Passariam, então, a ser informados à ANS, com adesão voluntária -os hospitais não são obrigados a prestar informações à ANS. Auditores atestariam a veracidade.
A agência ainda estuda o formato e a data de estreia.
"Os hospitais terão todo o interesse em participar. Essa comparação vai até estimular a melhoria das práticas assistenciais", diz o presidente da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), Henrique Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário