sábado, 12 de abril de 2014

Otimizando o tempo e ganhando saude

# 1. Vá mais vezes à academia. 


O pressuposto básica das férias é a existência de tempo livre. Portanto, você pode se dedicar mais à prática dos exercícios físicos. Se você costuma ir duas vezes por semana para a academia, vá quatro vezes. Se sua frequência semanal é de 3 vezes, aumente para 5 ou 6. E se você não pretende aumentar a quantidade de idas à academia, pode simplesmente aumentar o tempo de treino. Afinal, você nas férias não precisará se preocupar em terminar o treino às 7 da manhã para estar no trabalho às 8 em ponto.  Outra solução para aproveitar melhor a academia é ir em horários alternativos, pouco movimentados (por exemplo, no período da tarde), ou mesmo experimentar uma academia diferente. E se você não pratica nenhuma atividade física… que tal começar durante as férias? Falta de tempo não poderá servir de desculpa…

# 2. Durma mais

Sem a pressão da “ditadura do relógio”, você pode se dar ao luxo de ter um sono de melhor qualidade. E não se engane: dormir mais não significa “desperdiçar tempo”, pois é sabido que durante o sono são realizadas importantes atividades biológicas que melhoram o estado geral de nosso organismo. Aliás, o sono é uma peça fundamental no trabalho de preparadores físicos como o Nuno Cobra e o Tony Schwartz.
# 3. Alimente-se melhor. 

Sem ter que comer às pressas naquele restaurante mais próximo do trabalho, olhando a cada 5 minutos no relógio para não ultrapassar o tempo do intervalo do almoço, as férias são o momento ideal para também você se dar ao direito de ter refeições melhores e mais balanceadas, preparadas em casa, com ingredientes de qualidade e bem selecionados.
# 4. Faça um check-up. 

Engraçado que muita gente, ao tirar férias, nunca se esquece de fazer a revisão de seu veículo, mas acaba se esquecendo de uma revisão de uma “peça” muito mais importante: o seu próprio corpo. E a falta de tempo não pode ser desculpa para se descuidar do corpo. Considero os exames de sangue e os cardiológicos (ecocardiograma, teste de esteira etc.) os indispensáveis para qualquer pessoa, de qualquer idade, pois muitas doenças acabam se desenvolvendo “em silêncio” no interior de nosso corpo, e, quando se manifestam, muitas vezes acabam sendo fatais. Nunca deixe o pior acontecer se você tinha meios de evitar a doença. Pense nisso. Eu sei que é um negócio chato ter que ficar de jejum, acordar cedo e ir para o laboratório ou a clínica antes mesmo de tomar o café da manhã, mas isso não vai tomar mais do que alguns minutos de sua vida, durante o ano, e, feito isso, você quase que se “garantirá” de que está “tudo ok” até o próximo check-up no ano seguinte.
# 5. Vá ao cinema na sessão da terça-feira à tarde.

Certa vez, eu estava ouvindo o educador financeiro Fabiano Calil dizer uma coisa que nunca mais saiu da minha mente. Era algo como mais ou menos isso: “hoje, luxo não é apenas ter dinheiro sobrando. Luxo é também ter tempo livre, como ir no cinema na sessão da quarta-feira à tarde”. E cuidar do corpo não significa apenas cuidar do corpo “físico”, mas também dar uma ajeitada no corpo mental, no corpo espiritual. Tirar o estresse e ir numa sessão de cinema pouco movimentada, num horário atípico, é só um exemplo de como podemos utilizar as férias para aproveitar as coisas simples da vida, e, por tabela, aprimorar nosso corpo como um todo.
# 6. Use menos o carro, e faça mais coisas a pé.

Por óbvio, além da economia de combustível e da economia de estresse do trânsito caótico, isso também redundará em benefícios para sua saúde, uma vez que a caminhada melhora a circulação, deixa o pulmão mais eficiente, diminui a sonolência e aumenta a sensação de bem-estar, dentre outros benefícios. Deixe a pressa para quando retornar ao trabalho, e aproveite para apreciar detalhes que antes passavam despercebidos.


Conclusão
Se eu pudesse resumir em uma só palavra o tema central desse post, essa palavra seria: desacelere. Se no período do trabalho, você trabalha para os outros, no período das férias, você deve trabalhar para você. A prioridade deverá ser você. E isso começa com os cuidados indispensáveis para melhorar os níveis de saúde de seu corpo, em suas múltiplas dimensões: física, mental, espiritual. Isso te fortalecerá e te deixará ainda mais forte para enfrentar os desafios – que não são poucos – quando as férias terminarem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário