É só comprar um carro para ouvir uma avalanche de informações desencontradas. Entre mitos, verdades e delírios algumas dicas podem ser importantes para a contratação do seguro e manutenção do mesmo:
Até as montadoras que já se estabeleceram no Brasil há mais tempo podem ter carros que vão custar caro depois. “Marcas que não têm cobertura nacional nas principais cidades, não só essas novas chinesas, mas as francesas, japonesas,coreanas, como a Toyota, a Honda e a Hyundai, têm menos concessionárias do que as quatro grandes – GM, Ford, Fiat e Volkswagen – e vão ter um custo maior na ordem de serviço”.
Carros importados
Pela mesma razão, da maior dificuldade na reposição de peças e na manutenção, também os carros importados acabam pesando mais no bolso depois de comprados. E isso não se restinge apenas às montadoras que importam a maior parte dos carros, mas engloba também os carros importados de montadoras com alta escala de fabricação nacional.
O Ford Edge e do Honda CRV. “O Ford Edge vem do Canadá e o CRV da Honda vem do México. Como eles não são fabricados no Brasil, nem montados aqui, eles chegam com um preço atraente, porque são de montadores que têm o beneficio de importação incentivada, mas quando dá algum problema, a manutenção é caríssima e a mão de obra também”.
O Passat da Volkswagen é outro exemplo de carro produzido por uma montadora com grande abrangência nacional, mas que por ser importado também tem um elevado custo de manutenção. “O Passat, além da manutenção mais cara por ser importado, ainda precisa de mão de obra especializada, o que encarece muito seus custos”.
Os carros mais roubados e com alto valor de seguro
Primeiramente, os carros com maior incidência de roubos podem sair mais caro porque, obviamente, têm mais chances de serem roubados e gerar prejuízos.
E, em segundo lugar, esses carros possuem um valor de seguro mais elevado. Apesar de variáveis como o perfil do motorista e a região de pernoite do carro serem muito relevantes para a formação do preço do seguro, a incidência de roubos também eleva muito o valor da proteção.
Segundo o especialistas, o principal motivador dos roubos e furtos é a busca de peças no mercado negro. Por isso, quando as peças de um determinado modelo são mais buscadas, ele tem mais chances de roubo. Modelos de montadoras que costumam ter mais dificuldade para repor peças e carros que têm alto custo de reparabilidade costumam ter uma maior demanda por peças não originais e acabam sendo mais visados por ladrões.
Isso explica por que carros populares muito vendidos são penalizados. Esses veículos costumam ser mais mirados por ladrões porque suas peças são muito procuradas em desmanches. Além disso, muitas vezes eles não vêm com equipamentos de segurança, que ajudam o veículo a manter a estabilidade, prevenindo acidentes. O Novo Gol G6, por exemplo, um dos carros mais populares entre os brasileiros.
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