Freio de estacionamento
O freio de mão é um dos itens obrigatórios no veículo e pode perder eficiência se usado de maneira errada. Esse freio pode ser por meio de alavanca, como na maioria dos carros, mas também pode ter acionamento por pedal ou por sistema elétrico, por meio de um botão no console central. Mas, todos esses tipos podem se desgastar com o mau uso.
Segundo o mecânico Sandro Renato, de uma oficina da rede conveniada da Bradesco Seguros em Porto Alegre (RS), o freio de mão não deve ser acionado com o carro em movimento. “Ele é um freio estacionário para quando o veículo está parado. Muitas pessoas usam errado, com o carro quase parando, ainda em movimento, o que desgasta o sistema”, diz.
A revisão desse item também é importante para verificar a situação de desgaste. “Tem que ser passado por um mecânico de confiança. É importante lembrar que ele está ligado ao freio de pé”, diz o mecânico.
Renato também destaca que o proprietário deve se lembrar que o freio de estacionamento está ligado às rodas traseiras, enquanto o freio de pé está ligado às quatro rodas. “É interessante o motorista ler o manual para conhecer melhor o carro”, afirma.
Extintor de incêndio é obrigatório no veículo
A partir desta edição do Dicas Auto estreamos uma série no intuito de ajudar os motoristas a ficarem em dia com a segurança do veículo. Daqui em diante, vamos trazer informações importantes a respeito de cada um dos 23 itens obrigatórios nos carros, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), começando pelo extintor de incêndio. Segundo informações da assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), não basta apenas ter o equipamento no veículo, é preciso que ele esteja em boas condições de uso.
De acordo com a resolução 157 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – que fixa especificações para os extintores de incêndio -, o uso do item é obrigatório nos veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques – conforme o artigo 105 do CTB. Além disso, deve apresentar marca de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
O equipamento de segurança deve ser mantido na parte dianteira do veículo (seja do lado do motorista ou do passageiro), estar dentro do prazo de validade (que é de no máximo cinco anos) e atender as exigências do fabricante presentes no painel hidrostático (lacre).
Caso o motorista seja abordado em uma blitz sem esse item ou se as especificações não forem cumpridas, a multa é de R$ 127,69. Além disso, o condutor perde cinco pontos na carteira de habilitação.
Protetor de cárter
O reservatório de óleo do carro, o cárter, é responsável por lubrificar o motor e indispensável para o bom funcionamento do veículo. Essa importante peça fica localizada na parte inferior do carro, protegida por uma chapa metálica: o protetor de cárter.
O item não vem de série em todos os carros e algumas montadoras o consideram dispensável. Segundo a Volkswagen, o item traz mais problemas do que soluções, podendo causar deformação nas peças em caso de batida e chegar a danificar o bujão de cárter, o que pode causar vazamento do lubrificante do motor. Por isso, a montadora alemã não utiliza a peça.
Já outras montadoras, como Honda, Renault e Peugeot, trazem o item como de série na maioria de seus veículos. Caso o carro venha com o protetor ou você decida utilizar um homologado pela montadora, fique atento nas revisões. Toda vez que o carro for levantado, verifique se a peça não está amassada ou em contato com o motor, o que pode causar problemas em futuras batidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário