Freio de estacionamento

Segundo o mecânico Sandro Renato, de uma oficina da rede conveniada da Bradesco Seguros em Porto Alegre (RS), o freio de mão não deve ser acionado com o carro em movimento. “Ele é um freio estacionário para quando o veículo está parado. Muitas pessoas usam errado, com o carro quase parando, ainda em movimento, o que desgasta o sistema”, diz.
A revisão desse item também é importante para verificar a situação de desgaste. “Tem que ser passado por um mecânico de confiança. É importante lembrar que ele está ligado ao freio de pé”, diz o mecânico.
Renato também destaca que o proprietário deve se lembrar que o freio de estacionamento está ligado às rodas traseiras, enquanto o freio de pé está ligado às quatro rodas. “É interessante o motorista ler o manual para conhecer melhor o carro”, afirma.
Extintor de incêndio é obrigatório no veículo
A partir desta edição do Dicas Auto estreamos uma série no intuito de ajudar os motoristas a ficarem em dia com a segurança do veículo. Daqui em diante, vamos trazer informações importantes a respeito de cada um dos 23 itens obrigatórios nos carros, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), começando pelo extintor de incêndio. Segundo informações da assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), não basta apenas ter o equipamento no veículo, é preciso que ele esteja em boas condições de uso.

O equipamento de segurança deve ser mantido na parte dianteira do veículo (seja do lado do motorista ou do passageiro), estar dentro do prazo de validade (que é de no máximo cinco anos) e atender as exigências do fabricante presentes no painel hidrostático (lacre).
Caso o motorista seja abordado em uma blitz sem esse item ou se as especificações não forem cumpridas, a multa é de R$ 127,69. Além disso, o condutor perde cinco pontos na carteira de habilitação.
Protetor de cárter

O item não vem de série em todos os carros e algumas montadoras o consideram dispensável. Segundo a Volkswagen, o item traz mais problemas do que soluções, podendo causar deformação nas peças em caso de batida e chegar a danificar o bujão de cárter, o que pode causar vazamento do lubrificante do motor. Por isso, a montadora alemã não utiliza a peça.
Já outras montadoras, como Honda, Renault e Peugeot, trazem o item como de série na maioria de seus veículos. Caso o carro venha com o protetor ou você decida utilizar um homologado pela montadora, fique atento nas revisões. Toda vez que o carro for levantado, verifique se a peça não está amassada ou em contato com o motor, o que pode causar problemas em futuras batidas.
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