Sistema de refrigeração
Muitos motoristas já ouviram falar, mas poucos se lembram dele antes que o motor esquente demais e o carro pare de funcionar. O sistema de refrigeração ou arrefecimento necessita de cuidados e manutenção constantes.
Controle do calor
Marselo Pires, consultor e instrutor de treinamentos, explica que o sistema de arrefecimento dos motores dos carros tem a função de controlar o calor gerado pela combustão dos combustíveis impedindo que o motor superaqueça.
“Fica a cargo dos sistemas de arrefecimento permitir que o motor se aqueça na medida em que velocidade aumenta para mantê-lo numa temperatura constante. O motor funciona bem numa temperatura média”, explica.
Cuidados necessários
É preciso realizar inspeção semanal no reservatório de água do motor. Para Pires, é interessante que essa medição seja realizada com o motor frio, porém se não for possível é necessário ter cuidado para abrir a tampa, visto que o sistema é pressurizado.
“Considero importante fazer avaliação do sistema anualmente para não diminuir a eficiência na refrigeração do motor. Isso significa fazer a limpeza e retirar toda a água, colocar aditivopara manter as mangueiras lubrificadas, limpar o radiador, conferir as mangueiras de borracha e, ainda, manter o sistema livre de resíduos que podem impregnar no bloco. Mantendo essa rotina, a água do arrefecimento estará sempre limpa e, assim, se manterá a temperatura do motor sempre equilibrada”, explica.
Erros comuns
Alguns erros são bastante frequentes, como: não checar com frequência a água do motor, não colocar aditivo de qualidade, abastecer em postos com qualidade de combustível duvidosa, deixar de realizar as revisões previstas e recomendadas pelas concessionárias ou mecânicas de confiança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário