segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pane geral. E agora?


Para não entrar em pânico durante uma pane no carro é preciso reconhecer os principais causadores de problemas repentinos nos automóveis. O motorista está dirigindo tranquilamente e, de repente, o carro começa a engasgar e falhar até que para. Noções básicas podem amenizar a situação de tensão.
Atenção ao motor
O motor é o coração do veículo. Em situação de pane, é bastante comum ele demorar a pegar, perder capacidade ou falhar. Alguns pequenos cuidados podem ajudar a protegê-lo e evitar a pane, como:
- Usar combustível de qualidade;
- Limpar o tanque de combustível quando apresentar problemas como acúmulo de resíduos;
- Limpar o carburador a cada 10 mil km;
- Realizar a manutenção dos bicos injetores a cada 30 mil km;
- Manter o filtro de combustível limpo (fazer a revisão a cada 15 mil km), assim como a bomba deve estar em perfeito funcionamento;
- Verificar o cabo de velas e o tempo de vida das mesmas - a cada 20 mil km para as comuns e 45 mil km para as especiais.
Bateria
A bateria também pode deixar o motorista na mão quando menos se espera, apesar do avanço tecnológico. Se a luz indicativa da bateria no painel estiver acesa, o problema pode ser com ela ou com o alternador (peça que gera energia para recarregar a bateria), que pode estar com defeito ou quebrado. Nesse caso, a energia da bateria é usada até o fim sem que haja a reposição da carga. Levando o carro até uma oficina especializada, é realizada uma recarga ou a troca da mesma. Caso seja o alternador, ele poderá sofrer um recondicionamento ou trocado.
Correia dentada
Quem nunca ouviu falar em correia dentada? Ela é responsável por boa parte das panes. Em média, as montadoras recomendam a troca a cada 40 mil km rodados. Ocorre que muitos motoristas esquecem-se dessa orientação e, sem querer, provocam o rompimento da peça.
Em algumas situações é preciso reconstruir o motor. Em caso de desconfiança de quebra, é recomendável não forçar para evitar prejuízos maiores.
Além das dicas já oferecidas pelo mecânico Paulo Henrique de Almeida, com atuação no Rio de Janeiro (RJ), uma orientação não pode ser deixada de lado.
“Paciência e prudência. Caso o carro esteja em pane, não adianta ficar fazendo testes. O motorista deve achar um local seguro para ficar e sinalizar com segurança o carro parado. Procure um profissional da área e, se for o caso, chame o reboque. Tentativas de fazer o carro voltar a funcionar sem mínimos conhecimentos mecânicos podem prejudicar ainda mais o funcionamento da máquina”, afirma.

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