sexta-feira, 1 de março de 2013

Como identificar os golpistas do seguro?

Dicas que indicam como os segurados devem se comportar para fugir das ações de fraudadores.


Em primeiro lugar, ele apontou que a internet é uma ferramenta de pesquisa importante na identificação de qualquer vendedor ou visitante, seja em sites de busca ou nas redes sociais. “Mas tudo deve ser analisado da melhor forma possível, pois existe muita verdade, mas também muita mentira na web. Então, todo cuidado é pouco”.

Na opinião de Arnuss, a identificação clara e precisa do corretor, único profissional habilitado a comercializar seguros, é a atitude mais concreta de segurança. “Mesmo que o profissional esteja uniformizado, o cliente não dever entregar logo o dinheiro ou documentos pessoais. Antes é preciso conferir a carteira de corretor habilitado, da pessoa que está oferecendo o seguro”, acrescenta, mencionando o caso recente em Santa Maria em que um homem bem vestido aproveitou a distração de duas senhoras de idade para lhes roubar folhas de cheque.

Nesse contexto, o corretor também tem sua missão. “O profissional deve preparar o terreno antes, melhor dizendo, ele deve se fazer conhecer através, por exemplo, de uma divulgação de seu site ou perfil no Facebook ou LinkedIn. Enfim, não é adequado chegar atacando logo para que o cliente já tenha uma noção de quem é você e saiba que atua realmente com vendas de seguros”, aconselha Arnuss.

Mas há outras recomendações importantes:

- Os segurados devem desconfiar se alguém insistir que o pagamento do seguro pode ser feito somente em dinheiro para ser buscado na casa do cliente. Nesses casos, o melhor é optar por um boleto, onde a “cedente” é sempre a seguradora e o segurado é o “sacado”.

- Se o seguro for parcelado e a decisão é pagar com dinheiro ou cheque ao corretor, os segurados precisam acompanhar a quitação completa do valor. Em geral, os golpistas fazem apenas os primeiros pagamentos e embolsam os demais.

- Ter cuidado com valores baixos demais e comparar diferentes ofertas são outras atitudes para se proteger dos golpistas.

- No caso do Seguro DPVAT, cuja entrada no pedido de indenização é gratuito, é importante não entregar documentos, dinheior ou cheques para intermediários.

Fonte: CQCS | Rebeca Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário