quinta-feira, 28 de março de 2013

Bati o Carro, E agora?


Bati o carro. E agora?

Ninguém quer, mas acidentes de trânsito acontecem até mesmo com os motoristas mais cuidadosos. E quando acontecem, o que devemos fazer
primeiro? Segundo Noedy Bertazzi, instrutora do Detran/PR, a primeira coisa a ser feita é cuidar da sinalização. “O condutor precisa ter em mente que um acidente já aconteceu e é preciso minimizar o risco de um novo acidente”, comenta Noedy. “Coloque o triângulo a 30 metros do veículo, levante o capô – o que é um sinal universal de problemas com o automóvel –, espalhe galhos de árvore no chão, enfim, faça tudo o que estiver ao seu alcance para sinalizar o problema e evitar que outros veículos se envolvam na batida”, ensina.
Se o acidente envolve vítimas, é preciso chamar o socorro imediatamente – a omissão do socorro, prevista no artigo 304 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prevê como crime o fato de deixar de solicitar auxílio de autoridade pública para uma vítima. “Mas antes de ligar é preciso fazer uma análise prévia da situação: local do acidente, número de vítimas, se elas estão conscientes ou respirando”, explica a instrutora. “Por isso, é importante manter a calma e não deixar o nervosismo tomar conta”, alerta.
As vítimas não devem ser removidas do local – a não ser em possibilidade de incêndio. “Mas isso acontece em 0,1% das vezes, então o melhor é chamar o socorro e tentar acalmar os envolvidos, se apresentando e informando que o socorro está a caminho”, indica. Isso vale inclusive para ocupantes e condutores de veículos que, a primeira vista, pareçam bem. “Se a colisão for forte a pessoa pode estar consciente, mas ter uma hemorragia interna. O melhor é aguardar que a equipe de socorristas chegue ao local – só eles poderão avaliar os riscos”, orienta.
 
Danos materiais
“Quando não há vítimas, não há necessidade de esperar a polícia chegar para fazer o boletim de ocorrência (BO)”, explica Noedy. “Em casos assim é possível remover os veículos que provavelmente estarão atrapalhando o trânsito – mas isso só vale para quando não existem vítimas. Caso contrário, não é permitido mexer em nada até a polícia chegar para averiguar a situação”, afirma. Em acidentes mais simples os condutores podem, inclusive, chegar a um acordo no local e fazer o BO depois, seja em uma delegacia ou mesmo pela internet. “Com o boletim de ocorrência em mãos, é hora de acionar o seguro e reparar os danos”, finaliza.
Relembrando
Aprenda o passo a passo dos procedimentos logo após um acidente de trânsito.
- Sinalize o local do acidente;
- Ligue para a polícia ou para o resgate (Bombeiros ou Samu);
- Se não tiver vítimas, remova o veículo para não atrapalhar o trânsito;
- Acione o seguro do automóvel.
Com vítimas
- Jamais mexa na vítima;
- Se o acidente envolver um motociclista, não remova o capacete;
- Observe os sinais vitais;
- Mantenha um diálogo para acalmá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário