BRASÍLIA, 24 de maio (Reuters)
O governo continuará atento à evolução dos cartões de crédito no país e adotará medidas "sempre que necessário" para evitar riscos, afirmou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta terça-feira.
Tombini destacou que as novas regras para os cartões de crédito, que entram em vigor no dia 1o de junho, irão contribuir para a inclusão e educação financeira da população.
As mudanças, já anunciadas, padronizam a cobrança de tarifas relativas aos cartões de crédito, permitindo a existência de apenas cinco -ao invés dos mais de 80 tipos de tarifas que vigoravam, segundo Tombini.
Além disso, o pagamento mensal mínimo não poderá ser inferior a 15 por cento do total da fatura. A partir de dezembro, esse percentual subirá para 20 por cento.
"Isso servirá para evitar o endividamento grande das famílias", acrescentou Tombini. "Essas e outras regras previstas contribuirão para que esse importante instrumento continue crescendo de forma sustentável e transparente."
Para orientar a população sobre as normas do setor, o BC publicou uma cartilha, que pode ser acessada pela Internet (http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/cartilha.pdf)
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/05/24/bc-acompanha-cartoes-de-credito-ve-novas-regras-como-inclusivas-924526816.asp?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter#ixzz1NHU8OOV3
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário