quarta-feira, 2 de março de 2011

Prepare uma Biblioteca Caseira


Hora de preparar uma biblioteca caseira

Fonte: dicas Bradesco Auto RE

Com o começo de mais um ano letivo, é hora de renovar o material escolar das crianças. Os livros que foram usados na série anterior, porém, não precisam ser descartados, pois podem se tornar boas fontes de consulta. Por isso, é bom ficar atento a algumas dicas importantes na hora de armazenar o material.
Moreno Barros, bibliotecário do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é um dos editores do “Bibliotecários Sem Fronteiras”, blog de estudantes e profissionais da área, que se destina a divulgações e debates de informações sobre biblioteconomia. Ele explica que traças e outros insetos "bibliófagos" (comedores de papel) gostam de lugares quentes, úmidos, escuros e mal ventilados. “Ou seja, para melhor conservar os livros, devemos evitar esse tipo de ambiente”, ensina.
É impossível manter os livros em perfeitas condições para sempre, pois o papel tende a se degradar naturalmente ao longo do tempo, já que sofre reações físico-químicas constantemente. O que pode ser evitado é o microclima favorável à presença de agentes bibliófagos, como traças, cupins, baratas, fungos, bactérias e roedores.
Ambiente ideal
Para isso, é importante buscar um lugar com temperatura e umidade baixas, pois os micro-organismos e insetos se adaptam melhor a temperaturas entre 25 e 30 graus centígrados e umidade relativa do ar acima de 65%. “Também é preciso estar atento a uma boa ventilação, seja natural ou por aparelhos, como ventiladores. A iluminação é importante, pois a radiação tem efeito germicida, mas sua intensidade precisa ser controlada. O ideal é utilizar lâmpadas incandescentes com menos de 75 mw de radiação para iluminar os livros”, diz Barros.
Na hora de escolher o armário ou estante onde o material ficará armazenado, algumas recomendações: as estantes metálicas são uma escolha melhor que as de madeira, já que não são atacadas por insetos e a ação do fogo sobre elas, em caso de incêndio, é menos perigosa.
Limpeza constante
É preciso, ainda, conservar a limpeza das prateleiras, como explica Barros. “A eliminação do pó e da sujeira é a medida mais básica. Se for necessário, devem ser usados produtos específicos, como detergentes e álcool etílico”. Nesse caso, vale lembrar que é preciso esperar a secagem completa da prateleira antes do retorno dos livros.
Mas, como livros são feitos para serem lidos e não para ficarem expostos, é bom também ter atenção na hora de manuseá-los. Manter as mãos limpas, usar as duas mãos ao abrir as páginas e não dobrar as folhas (pois, com isso, as fibras do papel são quebradas) são algumas dicas. Para evitar o desgaste das bordas, é bom retirá-lo da estante segurando pelo centro. E, por fim, evitar fazer anotações, já que as ideias de uma pessoa podem condicionar a leitura de outra que virá a utilizar a mesma obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário