sexta-feira, 6 de março de 2015
Criando autonomia financeira e fixando um projeto de vida.
Pesquisas recentes relativas à equação entre previdência e longevidade mostram índices assustadores na forma como as pessoas se preocupam com a possibilidade de envelhecer sem os devidos recursos financeiros.
Os estudos indicam uma preocupação crescente entre os que estão na meia-idade — na faixa dos 40 anos — e ainda não se planejaram para garantir reservas que permitam um envelhecimento tranquilo.
Um levantamento realizado pela Wells Fargo Institutional Retirement de Charlotte (EUA), por exemplo, constatou que 22% de seus clientes que tem entre 40 e 50 anos “preferem morrer mais cedo, caso não tenham dinheiro para viver confortavelmente na aposentadoria”. Em outro estudo da seguradora "A", 77% das pessoas com 40 anos disseram que temiam durar mais que seu dinheiro na aposentadoria. Entre os casados, com filhos, o índice atinge 82%.
Envelhecer com dignidade exige cuidar de si mesmo. Como diz Nilton Bonder, “a qualidade da nossa velhice está intimamente ligada a nossa vida hoje”. Nossos índices de longevidade estão aumentando e não podemos nos acomodar, esperando por políticas públicas ou mudanças rápidas na previdência social.
Dessa forma, é preciso ter em mente alternativas para criar autonomia financeira e fixar um projeto de vida para essa etapa da vida. A seguir, algumas sugestões:
— Inicie um processo disciplinado de economizar pequenas quantias e, aos poucos, vá aumentando esse valor;
— Adie sua aposentadoria por alguns anos como forma de encontrar meios para complementar sua renda;
— Reduza seu padrão de vida fazendo alguns cortes no orçamento doméstico;
— Controle os impulsos ao consumismo desenfreado, especialmente se ele estiver baseado nos encantos da publicidade ou em comparações com vizinhos, amigos e familiares;
— Planeje sua vida financeira, pessoal e profissional;
— Busque preventivamente um projeto de vida para sua etapa após a aposentadoria;
— Eduque filhos para a vida, não para você.
Enfim, incorpore este assunto como mais uma responsabilidade exclusivamente sua, pois ela não pode ser delegada.
FAÇA AGORA MESMO! avaliação da sua saúde financeira .
Artigo extraído do site valor.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário