terça-feira, 13 de agosto de 2013

É Gripe!

Se você quer passar ileso pelas gripes e resfriados sazonais, anote essas dicas para manter a saúde em meio aos surtos de gripe

Essa época do ano deixa muitas pessoas de cama. O último a ser pego pela gripe e suas complicações fui eu mesmo, na semana passada.
O tempo incerto de São Paulo, a chuva, o sol e o outono chegando. Quer uma receita melhor pra ficar gripado?
Pois então aqui vai não apenas 1 receita, mas 5 receitas de remédios caseiros para ajudar a prevenir as gripes sazonais e curar o resfriado, antes que ele te pegue de jeito e evolua para uma pneumonia, sinusite ou bronquite – como no meu caso.

#1. Chá de alho para aumentar a imunidade

O alho é uma conhecida força de combate para fortalecer o sistema imunológico, uma vez que age como uma erva antibacteriana e antiviral para conhecer tosses, resfriados e gripes.
Uma das melhores maneiras de tirar proveito das propriedades curativas do alho é beber uma xícara de chá de alho fresco. Adoçado com um pouco de mel puro ele fica delicioso e ajuda a curar os resfriados rapidamente.
Descasque de 2 a 3 dentes de alho frescos levemente esmagados, com a face da faca. Adicione a ele 2 copos de água e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos.
Coe o alho e permita que o chá esfrie até ficar em temperatura ambiente – ou morno. Adicione o mel puro, uma pequena pitada de pimenta cayenne e um pouco de suco de limão. Beba o quanto quiser.
O chá de alho é um grande aliado no combate à gripes e resfriados.
O chá de alho é um grande aliado no combate à gripes e resfriados.

#2. Xarope cebola vermelha e mel

Uma receita maravilhosa de remédio para adultos ou crianças que sofrem com a tosse, utiliza açúcar mascavo, mel e cebolas vermelhas para fazer um xarope para a tosse suave e saboroso.
Descasque a cebola e fatie-a horizontalmente. Começando pela base da cebola, fatie suas camadas em uma bacia, alternando com camadas de mel e açúcar mascavo – se você tiver problemas com açúcar, tente usar adoçante em pó.
Continue construindo camadas de cebola com açúcar e mel até acabar a cebola. Cubra e mantenha em repouso entre 12 a 15 horas, aproximadamente. No dia seguinte, haverá cerca de 1 copo de xarope na tigela.
O xarope contem uma variedade de nutrientes, vitaminas e minerais e a cebola, em ação conjunta com o mel, ajudam a combater a infecção e aliviar dores de garganta, além de acalmar a tosse.
Tome uma colher quando necessário. E fique tranquilo que não tem gosto de cebola.

#3. Mel e limão para dor de garganta

Uma mistura de suco de limão e mel proporciona um alívio calmante para dores de garganta e ajuda a parar as irritações que estimule a tosse.
Mel – com todos os seus componentes, incluindo a geleia real, própolis e pólen – é rico em nutrientes e enzimas que matam as bactérias e vírus.
A vitamina C e o antioxidante encontrado em limões frescos impulsionam o sistema imunológico, acelerando a cicatrização.
Juntos, esses 2 remédios caseiros são uma potência para superar um resfriado e a dor de garganta. Misture o suco de ½ do limão com 2 a 3 colheres de sopa de mel e beba ao longo do dia, conforme necessário.

#4. Sopa de galinha antigripal

A sopa de galinha realmente ajuda a colocar a gripe para fora e acelerar a melhora do corpo. Há muito tempo atrás, no século XII, o médico judeu Maimônides recomendava consumir sopa de galinha para combater gripes e resfriados.
Utilize a grande quantidade de antioxidantes e nutrientes encontrados nos vegetais e no frango para colocar a gripe para fora.
Canja de galinha: excelente remédio para colocar a gripe para fora.
Canja de galinha: excelente remédio para colocar a gripe para fora.

#5. Chá de verbasco para tosse e congestão

O chá de verbasco é conhecido por aliviar a congestão no peito, tosses, resfriados e gripe. Ele atua como expectorante, soltando a mucosa e acalmando as dores de garganta.
Faça o chá de verbasco, preenchendo uma colher de chá ou o coador com a erva seca e coloque em infusão em uma xícara de água fervente por 10 minutos. Adoce com mel e tome a gosto para aliviar os sintomas.
___
Este artigo foi adaptado do original, “The five best home remedies for colds, coughs and the flu”, do NaturalNews.